ja espreitaram...

6/17/2008

memória descritiva CASULOS

Casulos

Memória Justificativa

Esta ideia parte de projectos pessoais iniciados ao longo dos últimos anos. Tenho tido sempre uma grande relação com a Natureza e todos os trabalhos executados têm sempre como ponto de partida esta mesma.
Assim, apresento CASULOS, tema que me tem acompanhado ao longo deste ultimo ano.
Neste projecto tenho procurado formas orgânicas e materiais diferentes, preferencialmente recicláveis e reutilizáveis, com a finalidade de alcançar uma grande expressividade e uma maior riqueza plástica.

Casulo:
1. Zool. Invólucro ovóide de filamentoso, fiado pela larva do bicho-da-seda ou outros insectos, onde ocorre a ultima metamorfose destes.

Conceitos presentes:

Criar, envolver, cobrir, tapar, proteger, esconder, ocultar, resguardar, amparar, abrigar, livrar, vestir, revestir, encher, exceder, disfarçar.

Refugio, guarita, abrigo, enseada, asilo, porto.

Realizei diversos casulos utilizando várias tecnologias e materiais, alguns foram feitos em plástico, outros utilizando tampas de garrafões derretidas, e ainda um utilizando a técnica da cestaria, aliando a madeira do Castanho com o trapilho.

Os materiais destes casulos são resina e trapilho e o objectivo é que sejam pendurados na árvore escolhida.
As suas dimensões rondarão 1.20m x 0.50m x 0.50m.
A estrutura é feita em rede que é isolada com película aderente. A resina será aplicada com fibra de vidro para reforçar a peça. Os trapilhos serão aplicados de modo diferente em cada uma das peças para que haja maior expressividade em cada uma delas e no conjunto.
A escolha das cores tem como objectivo o realce das próprias peças em relação à restante natureza, de maneira que estas se integrem formalmente na paisagem mas que não se percam nela.
São 5 peças todas formalmente diferentes.

No comments:

rita maria teles ferreira leitão de garcia

ritatelesgarcia@gmail.com